Sou professora e Estudo Pedagogia na UFPB

Minha foto
Estudo Pedagogia na UFPB. Sou professora concursada da Prefeitura de Limoeiro-PE. Amo ser Educadora e leciono há 17 anos! Sou casada e tenho a participação do meu marido neste blog, ele que é Analista de Sistemas e professor de Informática, e temos uma linda filha de 5 anos, Rebeca.

sábado, 6 de outubro de 2012

Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas


A palavra blog vem da abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada
para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro). É um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos leitores.
Encontram-se várias definições sobre blogs, entre elas, a definição de Inagaki
(2005, p.1) “é um site regularmente atualizado, cujos posts (entradas compostas por textos, fotos, ilustrações, links) são armazenados em ordem cronologicamente inversa, com as atualizações mais recentes no topo da página”.
Segundo Mantovani (2005, p.12), “weblog ou simplesmente blog, é um tipo de
publicação on-line que tem origem no hábito de alguns pioneiros de logar (entrar,conectar ou gravar) à web, fazer anotações, transcrever, comentar os caminhos percorridos pelos espaços virtuais”.
Para iniciar um blog é necessário escolher um site que ofereça o serviço de
publicação na web. A maioria dos serviços é gratuita e oferece recursos para escrever como se estivesse usando um editor de textos, não exigem nenhum tipo de conhecimento técnico especializado sobre as linguagens de programação para construir páginas na internet. Ao cadastrar-se em um desses serviços, cria-se um endereço para o blog e um layout. Os próprios serviços oferecem alguns modelos (templates) pré-configurados, que podem ser alterados posteriormente.
Após criar o blog pode-se criar e editar o post (que são cada um dos textos
inseridos em um blog). Para editar o post basta dominar as ferramentas de edição de texto. Os post são apresentados de forma cronológica. É possível editar as postagens existentes em cada blog e alterar, corrigir, acrescentar informações e excluir publicações.
O Blogger oferece uma série de templates (formato da página). É possível alterar o template futuramente ou até criar um inteiramente novo caso o administrador domine a linguagem HTML. O sistema Blogger possibilita que o usuário crie e administre um número ilimitado de blogs. Através do Painel, o autor do blog tem acesso à lista de todos os blogs em que participa tanto como autor quanto como administrador. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Acredita-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva.Os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo. Assim sendo, cabe ao professor apropriar-se das novas tecnologias de informação e comunicação (NTics) refletindo sobre suas possibilidades, propondo atividades e estratégias diferenciadas ao utilizar os blogs. Os blogs estão sendo explorados por alunos e professores e a cada dia surgem formas diferentes de utilizá-lo: podem ser utilizados como um recurso pedagógico ou como uma estratégia pedagógica.

BLOG COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Blog como porte fólios digitais ou diários de aprendizagem;
Blog como espaço de intercâmbio e colaboração;
Blog como espaço de integração e comunicação;
Blog como espaço de simulação e/ou debate.

 Existindo uma ligação entre o blog como estratégia pedagógica e o blog como Recurso pedagógico, como exemplos:Blog de fontes externas às escolas,de informação temática relevante,reconhecidos como válido pelos professores

Blog sob a forma de depósito de informação pesquisada, sintetizada e comentada pelo professor.

Blog: planejamento, registro e avaliação
Na pesquisa realizada pelas professoras de uma escola
As aulas realizadas no laboratório de informática até a criação do blog não eram planejadas e registradas. As turmas eram conduzidas pelas professoras até o laboratório; a professora responsável pelo laboratório questionava os alunos sobre o assunto que estavam trabalhando em sala de aula e em seguida definia sua estratégia de aula: deixava o acesso livre para algum site que tratasse do assunto que estavam estudando na sala de aula ou jogos instalados no computador. Para superar este problema, a professora responsável pelo laboratório de informática passou a preencher um Plano de Aula (objetivos, estratégias, recursos e avaliação). Além do registro no plano de aula, a professora responsável pelas aulas começou a utilizar o blog“Informática Educativa” para planejamento, registro e divulgação das aulas realizadas no laboratório de informática com alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.As aulas no laboratório de informática com alunos da Educação Infantil e séries eram realizadas quinzenalmente e tinham duração de 40minutos, sendo que as todas as aulas (atividades e estratégias) eram planejadas pela professora responsável pelo laboratório. Normalmente, a maioria das professoras acompanhava seus alunos até a porta do laboratório de informática e voltavam para suas salas de aula para corrigirem os trabalhos feitos por alunos e seus cadernos. Às vezes, ficavam numa sala ao lado do laboratório realizando estas atividades. Também aproveitavam o tempo desta aula para agendar conversas com pais dos alunos. Na maioria das vezes, ao término da aula no laboratório, as professoras retornavam para conduzir seus alunos à sala de aula. A professora responsável pelo laboratório aproveitava este momento para questionar o que estavam estudando na sala de aula, para adequar suas aulas posteriores às necessidades de cada turma.
            Outra estratégia utilizada pela professora responsável pelas aulas realizadas no laboratório de informática, para saber os conteúdos que cada turma estava estudando,era visitar o setor de mecanografia da escola,onde verificava os conteúdos trabalhados pelas turmas através das folhas xerografadas e mimeografadas. Também questionava os professores sobre os conteúdos trabalhados nos encontros durante a entrada e o recreio. Acredita se que a utilização do blog foi um grande avanço e que alcançou o objetivo proposto, pois superou o problema da falta de planejamento, registro e avaliação das aulas realizadas no laboratório de informática. Além disso, promoveu uma valorização e ressignificação das aulas realizadas no laboratório de informática e do próprio laboratório, que antes era considerado um local exclusivamente de diversão, com acesso livre a jogos. A partir da criação do blog, dos planejamentos e divulgação das aulas realizadas no laboratório de informática, direção, professores, pais e alunos foram apresentados a uso pedagógico das NTics,percebendo suas potencialidades e
Limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário